12 temas

SOBRE

Um experimento social, uma experiência social.
CONHESEREMOS é uma plataforma de discussão de assuntos relevantes para uma melhora do convívio coletivo.
Em um mundo onde a informação é muita e o tempo é pouco, é importante dedicar nosso tempo para conhecer um pouco mais sobre estes assuntos que nos levem a uma melhora como cidadãos. Aqui, dedicaremos a cada mês uma imersão dentro de um tema que precise de nossa atenção. Compartilharemos livros, filmes, curtas, entrevistas e experiências pessoais em prol do conhecimento de uma realidade. A nossa realidade.
Conhecimento para a conscientização.
Conhecimento para o respeito.
Conhecimento para a harmonia.
Criado por todos, com a censura de ninguém.

TEMAS

MAIO 2017/MORADORES DE RUA
“Por trás destas milhares de pessoas, milhares de histórias. Com histórias e um passado possivelmente infortúnio, qual a esperança para um futuro melhor? O que está sendo feito atualmente sobre esta situação? Estas ações atuais são suficientes e eficazes? Qual nosso papel como cidadão para com esta realidade?”.
Clique aqui e acesse a página do tema.

ABRIL 2017/ACESSO À INTERNET
“…à importância do acesso à informação online, à importância da veracidade dessas informações, às iniciativas de inclusão digital e às inovações que levam nossa população cada dia mais perto da informação e do conhecimento”.
Clique aqui e acesse a página do tema.

MARÇO 2017/DESIGUALDADE DE GÊNERO
No mês do Dia Internacional da Mulher, os convidamos a debater sobre a visibilidade de gênero frente às demandas contemporâneas, se inteirar das tensões com o universo masculino, entender suas interrogações, interesses e refletir o papel social que nos cabe para diminuir as desigualdades sociais, políticas e econômicas entre homens e mulheres.
Clique aqui e acesse a página do tema.

FEVEREIRO 2017/O NOSSO FUTURO
À sombra de um presente conturbado, precisamos olhar para o futuro para perceber novas perspectivas que (re)direcionem nossa caminhada a um lugar melhor para viver.
Clique aqui e acesse a página do tema.

JANEIRO 2017/A PRÁTICA DA EMPATIA
O que devemos aprender sobre a importância da prática da empatia na sociedade?
Clique aqui e acesse a página do tema.

DEZEMBRO 2016/EMPREGO DOMÉSTICO
Em um emaranhado de leis complicadas está em cheque um direito que vai além de um fundo de garantia: o direito de ser respeitado.
Clique aqui e acesse a página do tema.

NOVEMBRO 2016/POLARIZAÇÃO IDEOLÓGICA
Eventos que mostram populações divididas em extremos. As consequências dessa divisão ideológica em nossas. Como chegamos a este ponto? Qual o nosso dever?
Clique aqui e acesse a página do tema.

OUTUBRO 2016/DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
No mundo inteiro há uma grande falta de doadores e isso faz com que surja grandes listas de espera. Muitos pacientes que esperam um coração, um fígado ou um pulmão morrem, pois não há nenhum órgão à disposição. A pergunta que fica é: Por que ainda não sou doador de órgãos?
Clique aqui e acesse a página do tema.

SETEMBRO 2016/MECANISMOS DE CONSCIENTIZAÇÃO
Qual o caminho entre o conhecimento e a ação social? No mês de Setembro/2016 discutiremos os mecanismos de conscientização social, suas efetividades assim como tentaremos entender o que nos faz agir na sociedade.
Clique aqui e acesse a página do tema.

AGOSTO 2016/ADOÇÃO
O Brasil tem 44 mil crianças e adolescentes vivendo em abrigos a espera de adoção. Desse total, 5 mil e quinhentas estão em condições de serem adotadas. Por outro lado, existem quase 30 mil famílias na lista de espera para adotar. Conversemos sobre isto.
Clique aqui e conversemos!

JULHO 2016/ISLÃ NO BRASIL
Como você reage ao ver uma mulher de Hijab (vestimenta feminina da doutrina islâmica)? Com a globalização, e consequente maior contato com outras doutrinas, é importante conhecer as bases de seus princípios e conceitos. Com este entendimento, quebraremos preconceitos e seremos mais receptivos. Conversemos sobre isto.
Clique aqui e conheça!

JUNHO 2016/CÂNCER DE MAMA
O mês de Junho/2016 será dedicado ao tema: câncer de mama. O câncer de mama é algo mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Mais comum em mulheres, este afeta aproximadamente uma em cada nove mulheres que atingem a idade de 90 anos no mundo ocidental. Conheçamos um pouco mais desta realidade para estarmos atentos, cientes e conscientes.
Clique aqui e acesse a página do tema.

INSPIRAÇÕES

“A educação não pode ser responsiva. Ela precisa ser colaborativa.”
– Juliana Magalhães

“Seja curioso. Leia extensivamente. Prove coisas novas. Penso muito sobre como o que as pessoas chamam de inteligência se resume a curiosidade.”
– Aaron Swartz

“Abra sua mente antes de abrir a boca.”
– Aristófanes

“Quero que as pessoas conheçam a verdade, porque sem informação não conseguimos tomar decisões enquanto cidadãos.”
– Chelsea Manning

“Sou um homem. Saudável, branco, heterossexual e de classe média. Livre de opressões torno-me cego.”
– Mario Gioto

“É necessário que você conheça um pouco mais do mundo. O mundo e a visão de mundo compartilhada. É só assim que poderemos mudar e fazer algo diferente.”
– Alex Kissilevitc

“O conhecimento abre fronteiras inimagináveis, mas se ele não for compartilhado, não passará de mais uma informação armazenada, esquecida no tempo.”
– Paulo Amorim