Fevereiro/2017 – O Nosso Futuro

Introdução

O tema do mês de Fevereiro/2017 no Projeto ConheSeremos é “O Nosso Futuro”.

À sombra de um presente conturbado, precisamos olhar para o futuro para perceber novas perspectivas que (re)direcionem nossa caminhada a um lugar melhor para viver. Para isto, precisamos colocar hoje em nossas mentes muitos questionamentos, e refletir sobre as possibilidades de respostas.

Questionamentos como:
Quais habilidades meus filhos precisam aprender para o futuro?
Quais invenções terão grande impacto em mim a curto prazo?
Como podemos projetar um ambiente que seja humano, que nos satisfaça e que nos anime a viver?
Conseguiremos utilizar a tecnologia para limitar o uso da tecnologia e garantir sociabilidade física e real?
Como posso me tornar um líder transformacional?
A quais descobertas da saúde eu absolutamente preciso estar atento?
Qual será a imagem do sucesso, tirando o “eu” do centro da questão?
Quem serei eu?

*Inspiração de tema: Conferência TED2017 entitulada “The Future You”

Leituras

5 tendências (sem volta) do trabalho no futuro
Camila Pati
Pesquisa feita no Brasil e em 12 países mostra o que vai mudar nos próximos anos na maneira como você trabalha.
Clique aqui para ler!

Manifesto Airbnb
Brian, Joe e Nate – Fundadores do Airbnb
Por um mundo onde todos possam pertencer e ser acolhidos, reforça o compromisso da empresa com a hospitalidade e o respeito pela diversidade.
Clique aqui para ler!

O futuro do Alimento
Agrossociedade
Será que o problema do mundo de alimentação exige mais volume de produção ou exigira cada vez menos volume e muito mais nutrição para cada quilo ou cada grama produzida?
Clique aqui para ler!

Eddie Felix – Dojô de Criatividade
Reflexões sobre o futuro à partir da visão de um Professor de Criatividade.
Clique aqui para ler o texto.

Vídeos

Projetos

Akatu
Consumo consciente para um futuro sustentável

Acesso ao projeto

Os Objetivos Globais para Desenvolvimento Sustentável
17 objetivos globais para alcançar 3 metas extraordinárias nos próximos 15 anos

Acesso à página

Tree Intelligence
Mapeamento, monitoramento e gerenciamento de redes humanas.

Acesso à Empresa

Reflexão

Para construir um futuro de conexão, integração e bem social, precisamos nos aventurar a expandir nosso leque de conhecimentos. Esta expansão deve considerar não somente os conhecimentos sobre os temas que diretamente nos afetam mas também temas que são importantes para o mundo da forma mais coletiva possível.
Aprender um novo idioma para se conectar com uma nova cultura, experimentar a culinária de outros países ao ponto de mudar nossa própria percepção de nutrição, absorver e entender as lições aprendidas por pessoas diferentes de nós ao ponto de mudar nosso próprio rumo de vida.
Conhecimento diversificado é um ingrediente chave para o respeito, a conexão com o mundo e a conexão consigo mesmo ao criarmos em nossas mentes e corações a base de qualquer e toda futura interação significativa.
Uma pessoa que se conecta facilmente ao mundo: este é o Futuro-Eu que me motiva hoje a ir além do meu ponto de vista e estudar um pouco de tudo.
Mario Gioto

Conversas

Alex Kissilevitc
Lindo tema!!! Eu adicionaria a lista dos materiais para busca de informação o TED do pai da Malala que é um dos mais impactantes sobre como um pai colaborou para o livre desenvolver de uma pessoa dona de si e com visão holística ao aplicar o conceito de não cortar as asas. O nosso futuro depende da capacidade de sermos livres e autônomos o suficiente para tomarmos as decisões necessárias que nosso planeta tanto precisa para evoluir. Fraterno Abraço!

Erica Fernandes
Um tema muito inspirador para este mês! Ainda ontem li um artigo muito interessante sobre a crescente atuação dos pais na formação acadêmica dos filhos no sentido de pressionar para que escolham profissões que paguem bons salários. Isso implica em afastar os jovens das ‘liberal arts’ (literatura, história, filosofia, etc são assim chamadas no sistema americano). O professor Steven Pearlstein, autor do artigo, faz uma crítica pertinente à tendência de transformar a graduação em treinamento profissional e o engajamento dos pais para garantir o retorno sobre o investimento aplicado na formação dos filhos. Tem muitos insights sobre o futuro do trabalho, sobre os efeitos de se formar profissionais antes de formar seres críticos e pensantes, sobre a dinâmica da participação dos pais na vida dos filhos adultos e sobre elitismo vs democratização do ensino superior. Fica uma citação: ” In today’s fast-changing global economy, the most successful enterprises aren’t looking for workers who know a lot about only one thing. They are seeking employees who are nimble, curious and innovative. The work done by lower-level accountants, computer programmers, engineers, lawyers and financial analysts is already being outsourced to India and the Philippines; soon it will be done by computers. The good jobs of the future will go to those who can collaborate widely, think broadly and challenge conventional wisdom — precisely the capacities that a liberal arts education is meant to develop.” (Via : https://www.washingtonpost.com/…/meet-the-parents…/… )
Aproveito pra compartilhar mais uma. Não sei se tinha mais a ver com o tema de Novembro do ano passado, mas acho que fala de uma atitude indispensável se queremos um futuro melhor. É um curta de animação, vencedor do Oscar em 1970, narrado por Orson Welles. Sobre certezas pétreas e seu efeito isolante. E por que não tentamos ainda ter uma Declaração de Inter-Dependência!?! Não encontrei uma versão legendada mas tomei tempo para traduzir e publicar uma transcrição em português aqui neste link: https://goo.gl/wK4Lq3