Durante os últimos 12 meses no Projeto ConheSeremos aprendemos com leituras, palestras, relatos, e discussões. Neste último mês com o tema “Moradores de Rua”, decidimos criar um documentário sobre esta realidade. Neste mês, foi importante perceber que não bastavam as leituras, somente seria possível entender a realidade de quem mora nas ruas através do contato direto, da conversa, da escuta e da compreensão.

Com isso, passamos uma noite nas ruas de Campinas/SP conversando com moradores de rua, entregando água e alimento além de nosso tempo e disposição para escutá-los. Deixamos aqui o resultado: “Nossa morada aqui é breve”, um documentário sobre a realidade de quem mora nas ruas.

O barulho da rua pode ser alto e dificultar a escuta, como de fato é para eles diariamente. Não os escutamos, sentem como se não fossem ouvidos. A iluminação pode ser por vez baixa, como de fato é durante as noites. Porém, fora qualquer profissionalismo cinematográfico, tentamos retratar a realidade tal como ela é.

Esperamos que gostem, que reflitam e que compartilhem vossa opinião sobre esta questão.

Este documentário tem como finalidade apenas a educação e a conscientização sobre as realidades humanas. As gravações a seguir foram realizadas com a permissão dos entrevistados e seus nomes foram modificados para preservar suas identidades.

Para acessar a página deste tema, clique aqui: http://conheseremos.com.br/maio-2017-moradores-de-rua/

 

Marcelo, 47 anos

Marcelo, 47 anos

Ricardo, 50 anos

Ricardo, 50 anos

Paulo, 46 anos

Paulo, 46 anos

André, 35 anos

André, 35 anos

João, 250 anos

João, 250 anos

O que acha?